Empresas não conseguem pagar impostos na pandemia

Uma em cada quatro empresas do setor de serviços avalia demitir ou até encerrar as atividades quando acabar o período de vigência dos programas emergenciais relacionados à manutenção do emprego do governo federal, segundo sondagem realizada pelo Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).

Entre as empresas prestadoras de serviço que adotaram algum tipo de medida para preservar o emprego durante a pandemia, como redução de jornada e salário ou suspensão temporária de contrato, 55% dizem que vão fechar ou não conseguirão assumir totalmente a folha de pagamento, segundo reportagem da Folha de São Paulo.

O levantamento do Jornal Folha de São Paulo ainda mostra também uma correlação, em quase todos os segmentos, entre procura por esse e outros programas governamentais lançados durante a pandemia, dificuldade de voltar a pagar tributos e de assumir novamente os custos da folha de pagamento.

Esses são os três quesitos que fizeram diferença nestes resultados:

  1. A postergação de tributos é citada por 50% das empresas;
  2. Esses são também os três segmentos dos serviços com maior percentual dos que vão demitir: alimentação (39%), alojamentos (34%) e transporte rodoviário (37%);
  3. dificuldade de assumir a folha de pagamento.

O que sua empresa pode fazer em um cenário como este, ainda somado com inflação e recessão?

Recomendamos contratar um escritório com expertise nas áreas tributária, empresarial e trabalhista empresarial.

Um engenharia jurídica pode ajudar nas decisões de forma mais segura ao empresário, pois qualquer decisão errada pode tornar um passivo trabalhista ou fiscal.

Nosso departamento “Recuperação e Superação de crises para empresas“, vem atendendo cada vez mais demandas e trazendo resultados, que só aparecem com quem investe em uma assessoria.

É necessário entender que por menos capital que sua empresa possua no momento, sem uma assessoria, o lucro não voltará, nosso departamento é composto de especialistas com vasta experiência em crises reais, e de soluções concretas.

Não deixe a crise alcançar você, nos momentos de dificuldade é que nos tornamos mais fortes.