Novo fármaco para Artrite Psoriática, o Cosentyx deve ser fornecido pelo SUS

O post de hoje é para trazer novas informações e esperança para quem precisa.

Cosentyx (secuquinumabe) é primeiro medicamento biológico totalmente humano aprovado no Brasil que inibe a proteína IL-17A, que tem papel chave no processo inflamatório dessas doenças.  Em dezembro de 2015, o medicamento já havia sido aprovado para o tratamento de pacientes com psoríase de moderada a grave.

Os estudos demonstram que em dois anos de uso do secuquinumabe não houve progressão radiográfica em 84% dos pacientes com AP, mantendo melhorias nas articulações e da pele, função física e qualidade de vida. Os sintomas da AP incluem dor e rigidez nas articulações, psoríase na pele e nas unhas, dedos inchados, inchaço doloroso persistente dos tendões e danos irreversíveis nas articulações. Cerca de 40% das pessoas podem sofrer de destruição articular e deformidade física permanente. Entre 40-50% dos pacientes com artrite psoriásica estão insatisfeitos com o tratamento.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou duas novas indicações de Cosentyx (secuquinumabe), medicamento da Novartis, para o tratamento de pacientes com espondilite anquilosante (EA) e artrite psoriática (AP). EA e AP são doenças reumatológicas inflamatórias crônicas, que afetam a coluna vertebral e outras articulações, debilitando a vida do paciente e causando muitas dores. Se não tratada de forma efetiva, ambas podem evoluir para perda irreversível dos movimentos causados pelos anos de inflamação.

A redução da doença é de pelo menos 90%.

Cosentyx é um anticorpo monoclonal totalmente humano que neutraliza seletivamente circulantes de IL-17A. Os estudos sugerem que a IL-17A desempenha um papel importante na condução da resposta imune do corpo no tratamento da psoríase, artrite psoriásica e espondilite anquilosante.

Assim, cumprimos nosso papel de informar, uma vez que todo paciente que possua prescrição médica indicando o medicamento, DEVE RECEBER O MEDICAMENTO DE FORMA TOTALMENTE GRATUITA PELO SUS.

ESSA INFORMAÇÃO PERMANECE PARA O STELARA E OUTROS FÁRMACOS TÃO IMPORTANTES NO TRATAMENTO E AMENIZAÇÃO DOS SINTOMAS DA DOENÇA PELO CORPO.

CONTEM CONOSCO!